Miguel Gonçalves Mendes recorda Eduardo Lourenço: "Era o poeta do nosso pensamento” - TVI

Miguel Gonçalves Mendes recorda Eduardo Lourenço: "Era o poeta do nosso pensamento”

Em 2018, o ensaísta foi protagonista e narrador da sua própria história no filme "Labirinto da Saudade", realizado por Miguel Gonçalves Mendes

Portugal perdeu, esta terça-feira, um dos seus maiores pensadores do séc. XX. O ensaísta Eduardo Lourenço morreu aos 97 anos, no Dia da Restauração da Independência.

Em 2018, Eduardo Lourenço foi o protagonista e narrador do filme "Labirinto da Saudade", uma homage à sua própria vida.

O cineasta que realizou a longa-metragem e partilhou vários momentos com Eduardo Lourenço, Miguel Gonçalves Mendes, esteve na TVI24 e recordou "o poeta do nosso pensamento".

Era uma pessoa profundamente generosa e curiosa. Costumava dizer que tinha múltiplos heróis: os futebolistas, os artistas, os escritores e os pintores”, lembrou.

O cineasta lembrou um homem diferente. Culto, pessoa de causas, mas acima de tudo defensor do respeito entre os homens. Miguel Gonçalves Mendes acredita que Portugal esteja a perder as últimas grandes figuras culturais.

Ele é um artífice brilhante do pensamento. O Eduardo é o poeta do nosso pensamento. Começo a temer que não existam substitutos à altura destes nomes que desaparecem", confessou.

Miguel Gonçalves Mendes não esconde a tristeza de ter perdido um amigo e um ídolo, mas realça a sorte que sente ter tido por ter conhecido Eduardo Lourenço.

Sinto-me privilegiado por ter partilhado o meu espaço com ele. Acho que lhe temos a dever muito”, culminou.

Continue a ler esta notícia