230 mil realizam hoje provas de aferição - TVI

230 mil realizam hoje provas de aferição

Escola

ALunos do 4º e 6º anos começam por ser avaliados a português

Relacionados
Mais de 230 mil alunos do 4º e 6º anos realizam esta sexta-feira a prova de aferição de Língua Portuguesa, teste que não conta para a nota, mas que serve para aferir se estão a ser adquiridas as competências básicas, noticia a agência Lusa.

Introduzidas em 1999, as provas de aferição começaram por ser universais, mas em 2002 passaram a ser realizadas apenas por uma amostra representativa dos alunos.

Em 2007, o Ministério da Educação (ME) decidiu que os testes voltavam a ser aplicados a todos os estudantes dos dois anos de escolaridade, alegando que as provas de aferição são o instrumento «mais adequado para avaliar a qualidade do currículo nacional e a prestação das escolas nos primeiros ciclos do ensino básico».

Prova de Matemática é a próxima

Esta sexta-feira, a partir das 10h, 117.111 alunos do 4º ano e 115.765 do 6º ano, num total de 232.876 estudantes, realizam a prova de Língua Portuguesa, distribuídos por 6.883 estabelecimentos de ensino.

Na terça-feira realiza-se a prova de Matemática.

No ano passado, realizaram as duas provas cerca de 245 mil alunos, num total de 7.904 escolas públicas e privadas.

Apesar de não contarem para efeitos de reprovação dos estudantes, as notas alcançadas nestas provas serão afixadas em pauta, possibilitando, segundo a tutela, «uma reflexão colectiva e individual sobre a adequação das práticas lectivas».

Posteriormente, será facultada às escolas a informação sobre o resultado do desempenho dos alunos a nível nacional, regional e de escola.

«Os resultados das provas de aferição são, naturalmente, relevantes para as escolas e para os professores, para efeitos de suporte à tomada de decisões, nomeadamente em matéria de planificação e orientação das práticas pedagógicas e também de definição de prioridades na formação contínua dos docentes. A informação resultante destas provas reveste-se ainda de grande utilidade para os serviços responsáveis pela concepção do currículo», segundo o Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE).

Em 2007, os resultados na prova de Língua Portuguesa não evidenciaram discrepâncias significativas entre os dois anos de escolaridade: entre os alunos do 6º ano, 85 por cento obteve nota positiva, um resultado alcançado por quase 90 por cento dos colegas do 4º ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos