Fusão 1º e 2º ciclos: é preciso mudar tudo - TVI

Fusão 1º e 2º ciclos: é preciso mudar tudo

O prazer de ler (arquivo)

Conselho Nacional de Professores avisa que, caso a reforma avance em 2009, serão muitas as mudanças

A Associação Nacional de Professores alertou esta terça-feira para a necessidade de reestruturar toda a formação dos docentes caso avance a fusão do 1º e 2º ciclos do ensino básico, proposta pelo Conselho Nacional de Educação, noticia a agência Lusa.

«Parece-nos adequado o que é proposto, mas há que ter em conta o tempo de implementação desta medida e a formação dos professores, que terá de ser toda reformulada», considera João Grancho, presidente da Associação Nacional de Professores.

Fusão entre 1º e 2º ciclos adiada

O que defende o estudo

Pais querem três professores

O responsável explicou que os professores do 1º ciclo são actualmente formados numa perspectiva de monodocência e teriam de passar a estar preparados para ser professores multidisciplinares.

Isto porque o estudo do Conselho Nacional de Educação (CNE) recomenda a fusão dos 1º e 2º ciclos do ensino básico (antigos escola primária e ciclo preparatório) para acabar com «transições bruscas», com apenas um professor, progressivamente apoiado por outros docentes em pelo menos duas áreas.

«Avançando para esta fusão teríamos de reformular todo o conteúdo de formação de professores», sublinhou João Grancho.

Para a Associação Nacional de Professores, a aplicação prática desta metodologia proposta pelo CNE necessita de pelo menos quatro anos de preparação.

«Devia começar-se a trabalhar já. Precisamos, no mínimo, do tempo de uma legislatura para o processo de implementação», defendeu.
Continue a ler esta notícia