Professores «saturados» reformam-se antes do tempo - TVI

Professores «saturados» reformam-se antes do tempo

Professores «saturados» reformam-se antes do tempo

Quatro mil docentes pediram a reforma este ano, o dobro do que no ano anterior

Relacionados
Cerca de quatro mil professores e educadores de infância pediram reforma em 2008, numa média de 400 por mês, avança a edição desta quarta-feira do Jornal de Notícias. Comparativamente, todos os meses reformam-se o dobro dos professores do que no ano anterior.

Segundo o jornal, muitos docentes optam mesmo pela reforma antecipada, apesar de perderem regalias. Ao todo e quando ainda faltam dois meses para o fim do ano, já pediram a reforma 3821 professores e educadores de infância. Sendo que os meses com mais reformas concretizadas foram Setembro (com 510) e Agosto (com 485) e o mês com menos reformas foi o mês de Maio (126).

«Os professores estão saturados e desmotivados e, por mais que tentemos que não saiam prejudicados querem a reforma de qualquer maneira e com qualquer idade», disse ao JN Teresa Maia Mendes, do Sindicato de Professores do Norte.

Esta docente auxilia os professores a calcularem quais os termos em que se poderão reformar e, por isso, conhece bem os motivos. Na sua opinião, «muitos professores, especialmente os que estão em topo de carreira, não estão a conseguir aguentar o ritmo da escola e dizem que mais vale sair com qualquer coisa porque, com o desgaste que estão a ter, vão acabar é no cemitério antes da idade da reforma».

«Temos muitos pedidos de ajuda para a reforma antecipada e, mesmo avisando que vão ter uma quebra enorme com a aposentação, eles dizem que o clima nas escolas está impraticável e que não há maneira de dar a volta. Por isso, raramente mudam de opinião e fogem em frente», explicou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE