Mais meios de vigilância nas praias - TVI

Mais meios de vigilância nas praias

Praia

Época balnear arrancou esta terça-feira

A época balnear abriu esta terça-feira com uma cerimónia na praia da Foz do Lizandro, Mafra, onde foram apresentados mais meios de reforço da vigilância, sobretudo para praias não vigiadas ou onde a época só arranca no dia 15.

Sete pequenas viaturas todo-o-terreno, com material de salvamento, vêm pela primeira vez reforçar os meios de vigilância e salvamento a banhistas.

«São viaturas semelhantes às motas todo-o-terreno equipadas com material de salvamento para dar uma maior mobilidade aos nadadores-salvadores em areais extensos», explicou o director do Instituto de Socorros a Náufragos, José Costa Andrade.

Época balnear começa hoje

Os meios apresentados vêm reforçar o equipamento obrigatório que cada concessionário é obrigado a ter.

O dispositivo é ainda composto por 18 viaturas todo-o-terreno, destinadas a percorrer praias não vigiadas e a reforçar a vigilância balnear nas outras, 14 motas de água e postos de vigia em todas as praias.

José Costa Andrade afirmou que «não há calendários rígidos» para a época balnear, de modo a evitar mortes e outros acidentes fora de época.

«A época balnear depende do tempo que fizer em determinado ano e compete às autarquias, que conhecem a realidade dessas zonas, propor ao Ministério do Ambiente, alterações ao calendário da época balnear», sublinhou.
Continue a ler esta notícia