Gripe suína: criada Equipa de Acompanhamento da Gripe - TVI

Gripe suína: criada Equipa de Acompanhamento da Gripe

Gripe suína no México

Ministério da Saúde anuncia dispositivo que se reunirá diariamente para avaliar a evolução da doença

Relacionados
O Ministério da Saúde (MS) anunciou esta terça-feira a constituição de uma Equipa de Acompanhamento da Gripe que se reunirá diariamente para avaliar a evolução da gripe suína, que até agora não registou qualquer caso confirmado em Portugal, avança a Lusa.

«Todos os dias serão prestados esclarecimentos», sublinha o Ministério da Saúde em comunicado, apelando à colaboração da comunicação social para fazer «chegar a mensagem a todos os portugueses».

O MS sublinha que, até ao momento, não há registo de qualquer caso confirmado em Portugal, mas acrescenta que o nível de alerta pandémico foi elevado de três para quatro, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

«Isto significa que existe um ou mais pequenos surtos no mundo com transmissão pessoa-a-pessoa limitada. Assim, cabe aos Estados conter o novo vírus em focos limitados ou retardar a sua disseminação», acrescenta.

Portugal já activou todos os dispositivos

À semelhança de outros países da União Europeia, Portugal já activou todos os dispositivos previstos para responder a situações deste tipo.

No comunicado, a Ministra da Saúde, Ana Jorge, reitera que os serviços do Ministério da Saúde estão em contacto permanente com as autoridades internacionais, no sentido de serem tomadas medidas concertadas, e lembra que Portugal irá estar presente, esta semana, numa reunião entre os ministros da Saúde da Europa.

«Estamos atentos e asseguramos que continuaremos a prestar todos os esclarecimentos considerados oportunos, à medida que surgirem novas informações», acrescenta.

O Ministério da Saúde deu orientações aos serviços de Sanidade Internacional que, em colaboração com a ANA, estão a aconselhar os passageiros provenientes ou com destino às áreas afectadas, nomeadamente da Cidade do México, dos procedimentos a adoptar.

Foram igualmente dadas instruções à Linha de Saúde 24 para esclarecer os cidadãos. Sempre que existam sintomas ou dúvidas, antes de sair de casa, as pessoas devem contactar este serviço através do número 808 24 24 24.

«Portugal dispõe de uma reserva de medicamentos específicos que, em caso de necessidade, serão fornecidos gratuitamente aos cidadãos», refere Ana Jorge, apelando à «tranquilidade e confiança dos portugueses».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE