Fusão entre 1º e 2º ciclos adiada - TVI

Fusão entre 1º e 2º ciclos adiada

(Foto de arquivo - Lusa)

Proposta é do Conselho Nacional de Educação, para evitar «transições bruscas». Governo diz que medida não pode entrar em vigor já

Relacionados
Um estudo do Conselho Nacional de Educação defende a fusão entre os 1º e 2º Ciclos de escolaridade para evitar uma transição brusca para os alunos, mas o Governo diz que, para já, não há condições para avançar.

Segundo o estudo «A Educação das Crianças dos zero aos 12 anos»

, a fusão «visaria neutralizar as transições bruscas identificadas ao nível da relação dos alunos com o espaço¿escola, as áreas e os tempos de organização do trabalho curricular e a afiliação dos professores».

Os responsáveis consideram que actualmente há um contraste «violento e repentino entre o regime de monodocência e o de pluridocência», ou seja, os alunos passam de ter apenas um professor e de frequentar uma escola pequena, para uma escola grande onde têm um docente por disciplina. Por isso, é sugerido um regime de monodocência, com progressiva co-adjuvação. A solução mais interessante seria a existência de «equipas multidisciplinares».

Segundo o Correio da Manhã, a alteração dos Ciclos só deverá avançar após 2009. O secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, disse ao jornal que é necessário «um largo consenso político» para poder avançar. «As bases já estão criadas, o perfil dos professores já foi alterado de modo a que, se for preciso, estejam preparados para a mudança». O jornal adianta que Valter Lemos recorda que têm sido dados passos para a fusão dos Ciclos, entre os quais a criação das escolas básicas integradas. «Não é para uma legislatura. É preciso integração ao nível do currículo. É uma questão que os partidos devem colocar na agenda», sugere o responsável.

Amas profissionais

O estudo recomenda o alargamento dos apoios destinados às crianças até aos três anos de idade e a profissionalização das amas, sob o acompanhamento e supervisão de educadores de infância.
Continue a ler esta notícia

Relacionados