Professores: FENEI espera novo modelo de avaliação em Setembro - TVI

Professores: FENEI espera novo modelo de avaliação em Setembro

(Foto Cláudia Lima da Costa)

Federação Nacional do Ensino e Investigação reuniu-se, esta quinta-feira, com o Ministério da Educação

A Federação Nacional do Ensino e Investigação (FENEI) saiu, esta quinta-feira, do Ministério da Educação e Ciência convicta de que entrará em vigor em Setembro um novo modelo de avaliação, o que vem já «acalmar os professores e as escolas».

Em declarações aos jornalistas no final da primeira reunião no Ministério, o presidente da FENEI, Carlos Chagas, afirmou ter recebido a garantia do ministro Nuno Crato, bem com a «promessa» de entregar aos sindicatos na próxima semana o novo modelo para «discussão e análise», com vista a «tornar-se efetivo no início do próximo ano» letivo.

«Parece-me que vai tranquilizar as escolas em relação a este setor», disse o dirigente da FENEI, que defendeu a aplicação do novo modelo «a nível experimental».

A FENEI gostaria também de ver alterações aos estatutos do aluno e da carreira docente, ao nível da gestão das escolas e do programa Novas Oportunidades, neste caso para que as entidades empregadoras validem as competências dos funcionários.

Carlos Chagas afirmou, no final, que o ministro demonstrou «uma atenção muito particular» às propostas da FENEI, considerando haver boas condições para melhorar o sistema de ensino. «O problema deste Governo vai ser um problema de enorme trabalho, limitado financeiramente», defendeu, acrescentando que as propostas da FENEI não implicam aumento de financiamento.

Durante esta semana, têm estado a ser recebidas no Ministério as várias estruturas representativas dos professores.
Continue a ler esta notícia