Fenprof preocupada com concurso de professores em 2011 - TVI

Fenprof preocupada com concurso de professores em 2011

Mário Nogueira

Pode haver escolas que não tenham professores, diz Mário Nogueira

A Fenprof deixou, esta segunda-feira, o Ministério da Educação preocupada com a possibilidade de no próximo ano lectivo haver escolas abertas sem professores colocados e com a hipótese de não se realizar concurso para professores em 2011.

A preocupação foi manifestada à Lusa pelo secretário geral da Federação Nacional de Professores (Fenprof), Mário Nogueira, à saída de uma reunião com o secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Ventura, para discutir várias matérias relacionadas com a educação e o funcionamento das escolas e agendar novas reuniões de trabalho.

O secretário geral da Fenprof declarou-se apreensivo com a hipótese avançada na reunião desta segunda-feira pelo Ministério da Educação, que diz não poder garantir, «porque transcende a sua competência», a realização do concurso previsto para 2011, que permitiria a vinculação de mais professores aos quadros.

«Isto preocupa-nos porque é um compromisso do Ministério e um compromisso do Governo para com os professores e nós cá estaremos para nos batermos por isso. Pensamos que é uma questão acordada, há um compromisso e o Governo não pode deixar de o realizar. Se não se realizar estaremos aqui para denunciar e lutar por uma coisa que é justa», defendeu o dirigente sindical.

Sobre o concurso de colocação de professores para o próximo ano lectivo, que desencadeou um litígio judicial entre o Ministério da Educação e a Fenprof ¿ referente à contabilização da avaliação de desempenho para os concursos ¿ Mário Nogueira adiantou que sobre o assunto não foi dita «nem uma palavra».
Continue a ler esta notícia