Forbes distingue português que criou empresa em Braga - TVI

Forbes distingue português que criou empresa em Braga

eSolidar

Esolidar é uma ‘start up’ com capitais de risco que angariou “mais de 100 mil euros para instituições de solidariedade, sendo a maioria em Portugal e Brasil”

O diretor executivo da eSolidar, empresa criada em Braga e dedicada à solidariedade usando o mercado ‘online’, foi o único português escolhido como “o jovem mais influente na área do empreendedorismo social” da Europa pela revista norte-americana Forbes.

“Sinto orgulho na equipa e nos nossos investidores, por terem acreditado em nós”, declarou hoje Marco Barbosa, 28 anos, numa entrevista telefónica a partir de Londres (Reino Unido), onde a empresa eSolidar se está a implementar.
Para Marco Barbosa, natural de Salreu, em Estarreja, e CEO (diretor executivo) da eSolidar, receber o prémio do único português escolhido como o jovem mais influente na área do empreendedorismo social pela revista norte-americana Forbes significa um “reconhecimento a nível europeu”.

“É muito bom sentir um reconhecimento a nível europeu, principalmente sendo dos júris que foram e que votaram em nós. É com muita alegria que recebemos este prémio”, reconheceu, sublinhando várias vezes que o prémio é para toda a equipa da eSolidar, atualmente constituída por nove pessoas.


Na categoria do Empreendedorismo Social, o júri foi composto por Jean Case (Cofundador da Case Foundation), Cheryl Dorsey (Presidente da Echoing Green) Hugh Evans (Co-fundador da Global Poverty Project) e Sir Ronald Cohen (conhecido como o pai do Investimento Social e do British venture capital).

A esolidar é uma ‘start up’ com capitais de risco que angariou “mais de 100 mil euros para instituições de solidariedade, sendo a maioria em Portugal e Brasil”, mas que pretende crescer para o mercado do Reino Unido.

O CEO da esolidar explica que a empresa quer criar “formas diferentes das pessoas se envolverem com instituições de solidariedade e também que essas instituições encontrem novas formas de angariar fundos e de aumentarem a sua visibilidade na comunidade”.

“Este prémio não foi tanto pela nossa dimensão atual, porque ainda estamos numa fase inicial, mas sim por aquilo que estamos a tentar fazer neste momento no mercado, ou seja, juntar o ‘non profit’ com o ‘for profit’ e [fazer com] que estes dois mundos se conectem de uma forma mais eficaz”, sublinhou.


A revista norte-americana Forbes nomeou este mês os 30 europeus com menos de 30 anos considerados como os mais influentes em diversas áreas e Marco Barbosa foi o português galardoado, numa lista que abrangeu um total de dez categorias, designadamente Media, Indústria, Política, Comércio, Artes, Entretenimento, Empreendorismo Social, Ciência e Saúde, Tecnologia e Finanças.

A eSolidar dedica-se a fazer leilões ‘online’, angariar fundos para as instituições e envolver as instituições de solidariedade com celebridades e marcas consagradas, como criar a experiência de um jantar com o músico David Fonseca ou ter uma mala autografada pela Mariana Monteira.

A eSolidar foi anfitriã de mais de 100 leilões solidários, estando neste momento disponíveis os leilões da camisola de Cristiano Ronaldo, do Manchester United, a camisola da seleção nacional de Inglaterra de 1966, bem como os equipamentos de criança do SCP, FCP e SLB e muitos mais.

A plataforma de angariação de fundos, criada por Marco Barbosa e mais dois amigos em 2014, ajuda cerca de 600 organizações sem fins lucrativos.
Continue a ler esta notícia