«Quando chega o Magalhães?» - TVI

«Quando chega o Magalhães?»

Computador Magalhães chega às escolas

154 mil alunos inscritos no programa e-escolinhas continuam «ansiosos» à espera do computador

Relacionados
A demora da chegada do Magalhães às escolas está a criar ansiedade, angústia e alguma «cobiça» nas crianças, que não compreendem por que é que o colega do lado recebeu antes o famoso computador portátil, alertam pais e professores, refere a Lusa.

Para evitar este «ciúme» muitas escolas optaram por não trabalhar com os computadores até todos os meninos terem o Magalhães, enquanto outras optaram por trabalhos de grupo para os alunos irem aprendendo informática.

«Há uma grande insensibilidade da parte das operadores na percepção do que são crianças a receber um bem como o Magalhães, que lhes aguçou o apetite e é gerador de ansiedade», disse o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), Albino Almeida.

Todos os dias, Catarina, de seis anos, faz a mesma pergunta à mãe: «Quando chega o Magalhães?». A resposta nem sempre é fácil.

«Como mãe sinto-me indignada, porque nem sequer me dão uma explicação», disse a mãe desta menina, que estuda em Algés e espera pelo computador desde o início do ano lectivo.

Mais sorte teve Duarte, que recebeu o computador na passada semana. «Estive muito tempo à espera», confessou este aluno do 1º ano do Agrupamento de Escolas Miguel Torga, na Amadora.

Duarte contou que alguns dos seus colegas receberam o Magalhães primeiro: «Na altura fiquei triste, porque eles já tinham computador e o meu nunca mais vinha».

O director do agrupamento de Escolas Miguel Torga, João Pereira, disse que uma «parte dos alunos» já receberam o Magalhães e que os professores vão agora ter de elaborar um plano de utilização para quando houver «condições de funcionamento».

Já numa escola de Leiria, alguns professores optaram pelos trabalhos em grupo para contornar a situação.

«Os alunos estão muito ansiosos, muito angustiados na expectativa de serem eles a receber o computador», disse um professor de Leiria, contando que houve crianças que choraram quando viram os colegas a receber o Magalhães.

Cerca de 354 mil alunos do primeiro ciclo estão inscritos no programa e-escolinhas, para receberem um computador Magalhães, e 200 mil têm o portátil até agora. Os restantes serão distribuídos até ao final de Março, garante a empresa que o produz.

A iniciativa e-escolinhas consiste na disponibilização aos alunos do primeiro ciclo do ensino básico (1º, 2º, 3º e 4º ano) de um computador portátil por um custo que varia entre os zero e os 50 euros, durante o ano lectivo de 2008/2009, havendo ainda a possibilidade de acesso à Internet.

Fonte do Ministério da Educação disse que há 354 mil crianças inscritas para ter um Magalhães, tendo sido entregues cerca de 200 mil.

Entretanto, a empresa que produz o computador, JP Sá Couto, anunciou que até finais de Março serão entregues os restantes portáteis às escolas.

Sobre a promessa dos computadores serem entregues até final de Março, o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, Albino Almeida, afirmou que se «corresponder à verdade, as escolas terão o último período para se preparem para o próximo ano lectivo, definindo a metodologia e as estratégias» a adoptar sobre a utilização do Magalhães.

É que face aos «atrasos nas entregas e à forma como estão a decorrer», este ano lectivo será apenas para preparar «a utilização do Magalhães de forma cabal no próximo ano lectivo», considera a Confap.
Continue a ler esta notícia

Relacionados