Detido gangue violento suspeito de matar idosos - TVI

Detido gangue violento suspeito de matar idosos

Homens com idades entre os 28 e os 42 anos ligados a crimes no concelho de Estarreja

A Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro anunciou esta quinta-feira a detenção de três homens, com idades entre os 28 e 42 anos, presumíveis autores de roubos violentos ocorridos recentemente em residências de idosos que moram sozinhos, no concelho de Estarreja.

As autoridades suspeitam ainda que os detidos estejam ligados ao homicídio de dois idosos que foram encontrados mortos na semana passada nas suas residências, em Estarreja e Albergaria, e que terão sido vítimas de roubos com contornos violentos.

Segundo a PJ, os detidos atuavam com o rosto ocultado por capuzes e usaram, nalgumas situações, armas brancas ou instrumentos semelhantes.

«Para consumação dos assaltos, os suspeitos acediam ao interior das habitações por arrombamento das portas, aproximando-se do perímetro exterior pelos terrenos confinantes e fazendo o acesso habitualmente pelas traseiras das casas», diz a PJ.

Ainda de acordo com a Judiciária, os detidos «surpreendiam as vítimas quando estas se encontravam a dormir, agredindo-as violentamente, caso a sua presença fosse detetada, e, de seguida, amarravam-nas e amordaçavam-nas, de forma a impedir qualquer resistência da parte delas ou que gritassem por socorro».

A PJ prossegue a sua investigação, estando a recolher matéria indiciária que permita estabelecer a eventual ligação dos detidos a outros crimes da mesma natureza que «ocorreram no mesmo espaço geográfico e temporal e, também, modus operandi em tudo semelhante aos dos factos já apurados».

Dois dos detidos já foram presentes a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

O terceiro suspeito será hoje presente às autoridades judiciárias para a aplicação de eventuais medidas de coação.

Na última semana, foram encontrados mortos, em casa, dois idosos que viviam sozinhos e que terão sido vítimas de roubos com contornos violentos.

O primeiro caso diz respeito a um homem, de 74 anos, que foi encontrado morto na sua residência, em albergaria, na passada sexta-feira.

O idoso estava amordaçado e com mãos e pés atados, suspeitando-se que tenha sido vítima de roubo.

Na manhã de sábado, as autoridades encontraram morta uma idosa, de 78 anos, na sua residência, no concelho vizinho de Estarreja, num cenário idêntico ao anterior, com indícios de grande violência e roubo.

Estes casos de roubos a idosos no distrito de Aveiro deixaram as populações em sobressalto e levaram a GNR a reforçar o patrulhamento diurno e noturno.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE