O acesso ao maciço central da Serra da Estrela está esta sexta-feira de manhã encerrado devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco.

Segundo a mesma fonte, às 09:30, estavam encerrados os troços entre Piornos/Torre, Torre/Lagoa Comprida, Lagoa Comprida/Loriga, Lagoa Comprida/Cruzamento do Sabugueiro e Manteigas/Piornos.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta sexta-feira "vento forte e com rajadas, agitação marítima forte e aguaceiros por vezes de granizo e acompanhados de trovoada, que serão de neve acima de 800/1.000 metros, descendo para 700/900 metros durante a tarde".

No distrito de Vila Real foram vários os alunos que regressaram mais cedo a casa devido à neve que está a cair com intensidade. Os concelhos atingidos foram Montalegre, Boticas e Vila Pouca de Aguiar, segundo fontes da Proteção Civil.

David Teixeira, vereador da Proteção Civil da Câmara de Montalegre, disse à agência Lusa que as escolas do concelho fecharam mais cedo, como medida de precaução para que os alunos possam regressar a casa.