Neve corta estradas em vários pontos do país - TVI

Neve corta estradas em vários pontos do país

  • SS/AM - Notícia atualizada às 17:18
  • 3 mar 2017, 09:18

Envie fotos do mau tempo para euvi@tvi.pt ou através da aplicação da TVI24

A queda de neve está a criar dificuldades em vários pontos do país, na manhã desta sexta-feira. 

O nevão obrigou ao corte de duas estradas no norte do distrito de Viseu, uma nacional e outra municipal, segundo fonte da GNR.

Estão cortadas desde as 9:15 a Estrada Nacional 321, nas Portas de Montemuro, entre Cinfães e Castro Daire, e a Estrada Municipal 553 entre Feirão e Resende.

“Estão a ser desimpedidas e, a partir do momento em que estão cortadas, só sobe quem desobedecer à sinalização”, acrescentou a mesma fonte, acrescentando que “ficaram retidos nas estradas oito camiões e quatro carrinhas, mas que entretanto foram retirados”.

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela também estão cortadas esta sexta-feira, de acordo com uma fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco.

Os troços Piornos/Torre e Torre/ Lagoa Comprida estão interditos à circulação rodoviária desde as 8:00 e os troços Lagoa Comprida/Loriga e Lagoa Comprida/Sabugueiro encerraram às 8:30.

A queda de neve obrigou também ao corte do trânsito no IP4 no Alto de Espinho, entre Vila Real e Amarante. A circulação rodoviária está interrompida em ambos os sentidos desde as 16:00 e a GNR indica como alternativa a A4 pelo Túnel do Marão.

Já no Alto Minho, a Proteção Civil informou que o transporte escolar das crianças de Castro Laboreiro até à vila de Melgaço não operou.

Segundo o responsável pela Proteção Civil municipal, Luís Matos, "o nevão que caiu durante a madrugada de hoje apanhou todos de surpresa uma vez que a previsão apontava para a queda de neve a partir das 15:00".

"Fomos apanhados de surpresa. Os meios já estão no terreno, mas não fomos a tempo de garantir a circulação do transporte escolar das crianças do primeiro ciclo de Castro Laboreiro para o centro escolar da vila", explicou, em declarações à agência Lusa.

De acordo com Luís Matos "apenas foram à escola os alunos transportados por viaturas particulares".

Segundo aquele responsável "para o final do dia está previsto um agravamento das condições meteorológicas, com descida da quota de queda de neve".

Por isso, os alunos que foram em viaturas particulares, vão regressar a casa mais cedo em transportes escolares.

"O regresso dos alunos foi antecipado para entre as 14:00 e as 14:30, após o almoço, por razões de segurança", disse Luís Matos.

A decisão, explicou o responsável, foi tomada "pelos serviços municipais de proteção civil, em articulação com a direção do agrupamento de escolas de Melgaço".

"Apesar dos meios estarem posicionados no terreno, queremos garantir a segurança no transporte escolar das crianças até às suas casas", sustentou.

Também as crianças do concelho de Castro Daire, “antes de almoço, foram transportadas para casa cerca de 250 crianças das aldeias do maciço do Montemuro”.

Em Cinfães, vão começar a fazer o mesmo da parte da tarde e em Resende ainda estão a ponderar”, acrescentou.

Já os alunos dos agrupamentos escolares da cidade da Guarda regressaram a casa mais cedo, devido à queda de neve.

Segundo o vereador Sérgio Costa, do Serviço Municipal de Proteção Civil da Guarda, os agrupamentos escolares da cidade mais alta do país, após "aconselhamento", decidiram encerrar as escolas mais cedo.

A direção do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque publicou uma nota na sua página na internet a informar que, após "indicação da Proteção Civil Municipal, as atividades letivas" de hoje encerravam pelas 15:15.

"Os alunos que utilizam transportes da Câmara Municipal da Guarda devem deslocar-se para os mesmos, por forma a chegarem ao local pelas 16:00 horas (hora de partida dos transportes)" explicava a mesma nota.

Pelas 16:20, altura em que nevava com alguma intensidade na cidade, o vereador Sérgio Costa disse à Lusa que o transporte dos alunos das escolas para as suas casas estava a decorrer.

A decisão dos agrupamentos foi encerrar mais cedo e, naturalmente, os transportes foram acionados e, neste momento, está a ser feito o transporte das crianças para as suas casas, quer pelas empresas de transportes, quer pelos transportes escolares a cargo do município", declarou.

O autarca explicou que após a decisão do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque os transportes escolares da autarquia "foram para a rua e acabou por haver um contágio e está tudo a ser antecipado".

Nas ruas da cidade da Guarda o Serviço Municipal de Proteção Civil mantém oito viaturas para espalhamento de sal e um total de 20 homens do município, dos Bombeiros Voluntários locais e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS), segundo o responsável.

Para esta sexta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê "queda de neve acima dos 1.000/1.200 metros, descendo gradualmente a cota para 600/800 metros".

Para além das estradas cortadas, o mau tempo tem feito estragos um pouco por todo o país. Em Barcelos e Campo Maior, o vento arrancou telhados e deixou mesmo sete pessoas desalojadas. Já nos Açores, seis voos da transportadora aérea SATA foram cancelados, afetando 173 passageiros.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE