Restabelecida circulação na A8 - TVI

Restabelecida circulação na A8

Trânsito condicionado durante quatro horas devido ao gelo na via e aos acidentes

Relacionados
O trânsito na auto-estrada 8 (A8) entre Pataias e Valado dos Frades foi restabelecido às 11:15, após ter estado cerca de quatro horas condicionado na sequência de gelo na via que provocou vários acidentes, informou fonte da GNR, citada pela «Lusa».

O gelo na via provocou, pelas 06:35, o despiste de seis viaturas ligeiras e um pesado de mercadorias entre os nós de Pataias e Valado dos Frades, ao quilómetro 107 no sentido Norte-Sul, explicou o alferes Hugo Moita, da Brigada de Trânsito.

«A viatura pesada galgou a auto-estrada e foi ter à Linha ferroviária do Oeste, onde chegou a colidir com um comboio», acrescentou o mesmo responsável.

Segundo a Brigada de Trânsito, neste momento falta apenas retirar do local o veículo pesado, situação que «não vai obrigar ao corte ou ao condicionamento do trânsito automóvel no local».

Já no sentido Sul-Norte da A8 foi também retirada a viatura de transporte de doentes dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto que se despistou.

O comandante da corporação, Joaquim Clérigo, disse à agência Lusa que do acidente resultou um ferido ligeiro que foi transportado para o Hospital de Santo André, em Leiria.

O outro doente seguiu viagem para Coimbra, para onde o veículo se deslocava, noutra viatura dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto.

Joaquim Clérigo atribui o sinistro «ao gelo na via», esclarecendo que a viatura acidentada não tem recuperação.

«É a perda total», afirmou, criticando ainda «não existir nenhum aviso» na auto-estrada para as condições da via.

«Andamos a pagar e não há o cuidado de avisar seja quem for», lamentou Joaquim Clérigo.

O presidente do conselho de administração da Auto-Estradas do Atlântico, empresa que detém a concessão da A8, explicou que o local onde ocorreram os acidentes esta manhã «não está referenciado como zona de incidência de gelo».

José Braga lembrou que assim que os sinistros aconteceram «foram enviadas equipas para o local e que colocaram sal», não se tendo registado mais acidentes.

O presidente da empresa garantiu ainda que o comandante dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto vai ser contactado, no sentido de esclarecer o acidente.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos