Portugal vai ter dois restaurantes com duas estrelas Michelin e mais sete com uma estrela. A notícia foi avançada à TVI pela organização do evento que esta noite, em Girona, vai anunciar ao mundo que restaurantes na Peninsula Ibérica merecem estar entre os melhores do planeta.

O crescente peso turístico e gastronómico de Portugal leva a própria Michelin a admitir a possibilidade de, muito em breve, realizar a apresentação do Guia em território português.

É num ambiente de alta ansiedade que se aguarda o início da cerimónia desta noite e que poderá seguir na TVI, TVI24 e online. A expectativa não podia ser maior após a revelação de que Portugal poderia duplicar o número de estrelas Michelin.

Enquanto se prepara a sala para receber os 400 convidados, o responsável da Michelin pelas relações com a imprensa deixa o aviso claro de que 2017 será um ano histórico para a gastronomia portuguesa. Quando em Lisboa forem 21 horas, já saberemos quem são os novos chefs na lista dos melhores, assim como os dois novos restaurantes com duas estrelas Michelin e que se juntam ao grupo mais exclusivo do Belcanto, de José Avillez, o Vila Joya, de Dieter Koshina ou o Ocean de Hans Neuner.

Ángel Prado confirmou aquilo que se suspeitava, que haverá um antes e um depois da festa desta noite. Em Mas Marroch, arredores de Girona, na propriedade dos mais famosos irmãos do mundo da gastronomia da actualidade, os Roca, vai ser revelada a edição 2017 do guia vermelho.

Uma cerimónia no coração de uma região que tem nos irmãos Roca os maiores embaixadores e no El Celler de Can Roca o seu maior monumento à gastronomia: Melhor restaurante do mundo em 2015, segundo em 2016, mas sem risco de perder as suas três estrelas Michelin.

Joan Roca falou com a TVI não só para elogiar Portugal, José Avillez e a comida nacional, como também para nos confirmar que a Michelin este ano vai revolucionar Portugal.

Os chefs portugueses convidados para a cerimónia começam hoje a chegar a Girona, alguns vão conservar o seu estatuto estrelado, sem direito a upgrade, mas outros vão regressar com a sua primeira estrela e com ela entrar num universo do qual não mais vão querer sair.

As emoções ficam para depois, aqui na TVI.