Várias zonas da ilha de São Miguel, a maior e mais populosa dos Açores, estiveram mais de uma horasem eletricidade, nesta tarde de segunda-feira. 

Segundo o que a Lusa pôde constatar e de acordo com vários relatos de moradores da ilha, o apagão deu-se sensivelmente pelas 17:00 (menos uma hora do que em Lisboa) e a luz só foi sendo retomada já no aproximar das 18:00.

A Eletricidade dos Açores (EDA) informou, entretanto, que o corte geral de energia se ficou a dever a uma "avaria num grupo gerador", informou em comunicado, depois de questionada pela Lusa.

Esta interrupção deveu-se a uma avaria num grupo gerador de 16 MW [megawatts] da Central Termoelétrica do Caldeirão. De imediato foram tomadas medidas no sentido do restabelecimento gradual do fornecimento de energia".

A eletricidade faltou em toda a ilha de São Miguel por volta das 17:00 (mais uma hora em Lisboa) e a situação só ficou na normalizada "por volta das 18:36".

No mesmo comunicado de imprensa, a EDA lamentou o sucedido e "todos os transtornos que possa ter causado aos seus clientes".

 

/ Notícia atualizada às 20:13