Papa evoca atentado a João Paulo II e «mão invisível» - TVI

Papa evoca atentado a João Paulo II e «mão invisível»

Papa Bento XVI visita Portugal (Lusa)

Milhares de peregrinos não arredam pé e saúdam Bento XVI que ofereceu Rosa de Ouro ao Santuário de Fátima

Relacionados
Eram 17:50 quando o Papa abençoou Fátima pela primeira vez. Bento XVI realizou uma oração de cerca de 12 minutos na Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima, onde evocou o atentado de 13 de Maio de «há quase 30 anos» referindo a «mão invisível» de Nossa Senhora de Fátima que «libertou da morte» João Paulo II. Milhares de peregrinos ouviram as palavras de Bento XVI com emoção.

Bento XVI sobrevoou santuário e aterrou em Fátima

Na oração que leu na Capelinha das Orações, Bento XVI fez uma referência directa a João Paulo II. «O Venerável Papa João Paulo II, que vos visitou três vezes, aqui em Fátima, e agradeceu a «mão invisível» que o libertou da morte no atentado de treze de Maio na Praça de São Pedro, há quase 30 trinta anos, quis oferecer ao Santuário de Fátima uma bala que o feriu gravemente e foi posta na vossa coroa de Rainha da Paz», disse.

VEJA O VÍDEO DA ORAÇÃO

Sobre a devoção dos peregrinos que suportaram a chuva que apenas deu tréguas à chegada do papamóvel ao Santuário, Bento XVI declarou ainda: «É profundamente consolador saber que estais coroada não só com a prata e o oiro das nossas alegrias e esperanças, mas também com a bala das nossas preocupações e sofrimentos».

No local santo e acompanhado pelo coro de jovens de Leiria e Fátima, Bento XVI saudou Maria e agraciou «as orações e os sacrifícios que os pastorinhos de Fátima faziam pelo Papa, levados pelos sentimentos que lhes infundistes nas aparições».

O Santo Padre agradeceu ainda todos os que rezam pelo Sucessor de Pedro «para que o Papa seja forte na fé, audaz na esperança e zeloso no amor».

PAPA OFERECE ROSA DE OURO A FÁTIMA

Bento XVI que se apresentou na Capelinha das aparições «como um filho que vem visitar sua Mãe» ofereceu uma rosa de ouro ao Santuário de Fátima declarando: «Mãe querida de todos nós, entrego aqui no vosso Santuário de Fátima, a Rosa de Oiro que trouxe de Roma, como homenagem de gratidão do Papa pelas maravilhas que o Ominipotente tem realizado por Vós no coração de tantos que peregrinam a esta vossa casa maternal».

Por fim, Bento XVI fez uma última declaração evocando mais uma vez os Três Pastorinhos: «Estou certo que os Pastorinhos de Fátima, os Beatos Francisco e Jacinta e a serva de Deus Lúcia de Jesus nos acompanham nesta hora de prece e Júbilo».

Debaixo de uma ovação de milhares de pessoas que não pararam se soltar vivas ao Papa, Bento XVI partiu, depois de cumprimentar as crianças, para a Igreja da Santíssima Trindade onde celebra as Vésperas rodeado pela comunidade religiosa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE