Uma «missa às escuras» para cegos - TVI

Uma «missa às escuras» para cegos

Homilia presidida pelo padre de Fátima

Relacionados
O padre da paróquia de Fátima, Rui Marto, vai realizar uma «Missa às Escuras» dedicada aos cegos, no dia 27 de abril, disponibilizando vendas «a toda a população que queira participar», disse hoje o sacerdote à agência Lusa.

A cerimónia, organizada pela paróquia e pela ACAPO ¿ Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, está agendada para as 21:00 na Igreja Matriz de Fátima, estando prevista a leitura dos textos sagrados em braille.

A iniciativa partiu da paróquia, que «pretende mostrar à comunidade como é viver com uma deficiência visual», pelo que os participantes que conseguem ver «são convidados a vendar os olhos durante a celebração», explicou.

O padre salientou que os vitrais da igreja «vão ser tapados», mas as pessoas não vão ser abandonadas: a eucaristia vai contar com a ajuda de guias, «até para evitar que existam atropelos ou despistes, como por exemplo no momento da comunhão», e obrigará o pároco, de 55 anos, a decorar a homilia.

A celebração vai contar com a animação do grupo de Escuteiros de Fátima, o apoio do Grupo de Jovens da paróquia e a intervenção de associados da ACAPO na leitura da liturgia.

«Os cegos têm muito para dar à sociedade e com esta iniciativa queremos passar a mensagem de que as diferenças têm lugar no espaço comum e que todos podemos enriquecer se as acolhermos», sustentou o sacerdote.

Para Rui Marto, há seis anos na paróquia de Fátima, «esta celebração», inédita naquela local, «serve para sublinhar que todos contam com todos».

«E para enraizar o sentimento de que devemos facilitar a vida dos que nos são próximos», concluiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados