Mau tempo obrigou a encerrar nove barras marítimas - TVI

Mau tempo obrigou a encerrar nove barras marítimas

Mau tempo nos Açores (Lusa)

Em Aveiro, a navegação está condicionada

Notícia actualizada às 18:48

O mau tempo obrigou ao encerramento de nove barras marítimas, estando no Algarve apenas disponível a de Tavira e Portimão, enquanto a navegação em Aveiro está condicionada.

Com a previsão de ventos de 100 quilómetros/hora e ondas de 5,5 metros, a página da Marinha portuguesa na Internet indica, pelas 18:00, o encerramento das barras de Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, Figueira da Foz, São Martinho do Porto, Lagos, Alvor, Faro e Vila Real de Santo António.

Em Aveiro, a barra não permite a navegação de embarcações com mais de 35 metros. As restantes 11 barras do continente estão abertas a todo o tipo de navegação, o mesmo acontecendo com as dos arquipélagos dos Açores e Madeira.

A previsão de agravamento das condições meteorológicas e estado do mar durante o dia já tinha levado a Marinha a alertar «toda a comunidade marítima, em particular a piscatória, para prestarem especial cuidado na observação de todos os procedimentos e regras de segurança no mar».

A Marinha alerta que os Centros de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa e Ponta Delgada estão permanentemente a acompanhar a atividade no mar e prontos para dar resposta a qualquer situação de emergência. Qualquer informação relativa a uma eventual situação de perigo deverá ser comunicada de imediato para o MRCC-Lisboa ou para o MRCC-Delgada, sublinha a Marinha, ressalvando que, «em média, sempre que os MRCC receberam um alerta em tempo útil, 98 em cada 100 pessoas foram salvas».

A Marinha também «alerta toda a comunidade marítima, em particular a piscatória, para prestarem especial cuidado na observação de todos os procedimentos e regras de segurança no mar».
Continue a ler esta notícia