A Polícia Judiciária localizou as 430 embalagens de analgésico 50 vezes mais potente que a heroína que tinham sido dadas como desaparecidas no início de março. As embalagens de 10 unidades cada uma o medicamento de uso humano designado Fentanilo Basi, que se apresentava na forma de solução injetável de 0,05 mg/ml por ampola, foram localizadas e recuperadas esta semana.

"Na sequência das diligências de investigação, que contaram com o apoio da Diretoria do Norte, foi possível localizar e apreender, no decurso da corrente semana, a totalidade das embalagens que tinham sido dadas como desaparecidas", anuncia aquela força de segurança que tomou conta da investigação.

Perante os elementos apurados não se procedeu à constituição de qualquer arguido, "prosseguindo a investigação a cargo da Polícia Judiciária para total e completo esclarecimento dos factos".

A substância fentanil é usada na analgesia de curta duração ou quando necessário para período pós-operatório imediato e também como componente analgésico da anestesia geral e suplemento da anestesia local.

Trata-se de um opióide 50 vezes mais potente do que a heroína que é usado igualmente no caso de dores extremas provocadas por doenças crónicas e oncológicas.