Catamarã: nevoeiro e velocidade na origem do acidente no Terreiro do Paço - TVI

Catamarã: nevoeiro e velocidade na origem do acidente no Terreiro do Paço

Em comunicado, Transtejo diz que incidente resulta de "ter havido uma avaliação deficiente da posição do navio face ao pontão (...), devido ao nevoeiro cerrado, bem como pela insuficiente avaliação da velocidade de aproximação"

Uma "avaliação deficiente da posição do navio face ao pontão", devido à falta de visibilidade, e também o excesso de velocidade, estiveram na origem do acidente com um catamarã em Lisboa, a 25 de janeiro, que provocou 34 feridos, informou, nesta quinta-feira, a Transtejo.

Do apuramento inicial das causas e responsabilidades relacionadas com a ocorrência resulta ter havido uma avaliação deficiente da posição do navio face ao pontão, causada pela visibilidade quase inexistente, devido ao nevoeiro cerrado, bem como pela insuficiente avaliação da velocidade de aproximação", indica o grupo Transtejo, em comunicado, depois de o Conselho de Administração ter analisado o Relatório Preliminar do acidente.

O catamarã "Antero de Quental" embateu no dia 25 de janeiro na doca da Marinha, Terreiro do Paço, proveniente do Barreiro, e, na sequência desse embate, alguns passageiros que já se tinham levantado para desembarcar foram projetados e ficaram feridos.

O balanço das vítimas foi de 34 feridos ligeiros (32 mulheres e dois homens), de um total de 561 passageiros.

A tripulação era qualificada para operar a embarcação, sem quaisquer limitações. A embarcação 'Antero de Quental' possuía toda a documentação em dia, dispondo de Certificado de Navegabilidade válido e cumpria o programa de manutenção definido, não se tendo observado qualquer código de alarme ou falha técnica que pudesse interferir com a manobra de atracação no momento da ocorrência", acrescenta a empresa.

O grupo Transtejo, que engloba as empresas Transtejo e Soflusa, responsáveis pelas ligações fluviais no rio Tejo, informa ainda que vai adotar medidas para reforçar a sinalética a informar sobre a necessidade de, por motivos de segurança, os passageiros "permanecerem sentados durante a viagem, especialmente durante o período de atracação".

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