"O lado cruel e violento da tourada". É desta forma que começa a legenda do vídeo partilhado pela Plataforma "Basta de Touradas" e que denuncia a morte de um touro, na tarde de sábado, durante as largadas de touros da festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Moita.

Segundo a plataforma, o animal "terá embatido contra um obstáculo, partindo a espinha" e esteve "vários minutos em agonia" na rua, perante o olhar de vários populares que incitam o touro a levantar-se, sem sucesso.

"Ainda há quem defenda que a tauromaquia é património cultural imaterial português. Não nos identificamos com este tipo de divertimento, condenamos a violência e a crueldade com os animais. Infelizmente as autoridades portuguesas continuam a ignorar estes episódios", escreve ainda a plataforma.

Depois de vários minutos com o animal estendido na rua, um dos homens coloca um capote de toureiro sobre o animal, sem que a multidão disperse. 

Num outro post, a plataforma escreve que "lamenta os episódios ocorridos na Moita e condena a forma descontrolada como são promovidos estes festejos, sem regras nem responsabilidades".

"Condenamos ainda a violência exercida contra pessoas e animais, solicitando ao Governo que adote medidas legislativas urgentes que garantam o bem-estar dos animais e a proteção das crianças e jovens da violência da tauromaquia”, acrescentam.