Portugal volta a perder o Festival Eurovisão da Canção - TVI

Portugal volta a perder o Festival Eurovisão da Canção

Sociedade

Vencedora foi a Alemanha, Portugal ficou em 18.º lugar

A Alemanha venceu este sábado o Festival Eurovisão da Canção, à frente da Turquia e da Roménia, enquanto a canção portuguesa, «Há Dias Assim», interpretada por Filipa Azevedo, ficou em 18.º lugar, entre 25 finalistas.

Lena Meyer-Landrut, de 19 anos, com o tema «Satellite», foi a grande vencedora da noite, somando 246 pontos. Esta foi a segunda vitória da Alemanha no certame, depois do triunfo alcançado em 1982.

A Turquia, segunda classificada, somou 170 pontos, enquanto a Roménia, com 162, foi terceira, após a votação de 39 países, baseada nos votos de telespectadores e de um júri especializado.

Portugal somou um total de 43 pontos, sendo França (8 pontos), Alemanha (6), Espanha (6), Letónia (6), Suíça (5), Dinamarca (4), Arménia (4), Sérvia (2), Islândia (1) e Malta (1) os países que votaram na canção lusa.

A canção portuguesa, com letra e música do jornalista Augusto Madureira, foi uma das dez canções que terça-feira passou à final, que se realizou esta noite na Telenor Arena, nos arredores de Oslo, capital da Noruega, com 16 mil pessoas a assistirem.

Filipa Azevedo, de 18 anos e natural do Porto, venceu em 2007 o programa «Família Superstar» e em Março deste ano o Festival RTP da Canção.

Lúcia Moniz, com a canção «O meu coração não tem cor», alcançou em 1996 a melhor classificação de sempre de Portugal, o sexto lugar.

O Festival da Eurovisão foi seguido por 120 milhões de espectadores em 39 países europeus e ainda na Birmânia, Austrália e Nova Zelândia.
Continue a ler esta notícia