Ficou conhecida depois de um forte apelo nas redes sociais para que as autoridades de saúde portuguesas aprovassem o medicamento Kaftrio/Trikafta, que trata fibrose quística, uma condição genética que está associada a problemas pulmonares e nutricionais.

Agora, e novamente através da sua página no Instagram, Constança Braddell fez saber que está internada nos cuidados intensivos em estado "muito grave" há uma semana.

Segundo a mesma publicação, a jovem de 24 anos tem sofrido "uma série de complicações do ponto de vista clínico", mantendo para já um prognóstico muito incerto e extremamente reservado.

O que está a acontecer com a Constança é inesperado e nunca antes ocorrido no seu panorama clínico", refere a publicação partilhada no Instagram.

A publicação refere que a própria equipa médica está a tentar lidar com a situação da melhor forma possível, destacando a competência de todo o corpo clínico.

O Infarmed aprovou o pedido de autorização especial para que Constança Braddell e outros 13 doentes que sofrem de fibrose quística tenham acesso ao medicamento Kaftrio, que provou ser eficaz a prolongar a qualidade e a esperança média de vida destes pacientes.

Apesar disso, a jovem sofre agora um revés no seu quadro clínico. 

António Guimarães