A depressão Filomena começou a fazer sentir-se no arquipélago da Madeira esta quinta-feira. O mau tempo atingiu vários locais, com a costa norte da ilha da Madeira a ser a mais afetada.

A Ribeira Grande, no concelho de Machico, é uma das zonas onde os estragos se envidenciam. As autoridades admitem que a situação pode piorar, até porque o aviso vermelho se estende até às 03:00 desta sexta-feira.

Além de fortes chuvas e vários estragos em edifícios e veículos, o temporal já provocou pequenas derrocadas, que estão a limitar os acessos em algumas zonas da ilha.

O vento forte e a chuva intensa acabou por levar ao adiamento do jogo entre Nacional e Sporting, que estava agendado para as 18:30 desta quinta-feira. A partida vai jogar-se sexta-feira às 18:00.

O Governo da Madeira está em "alerta máximo" devido ao mau tempo que se faz sentir em todo o arquipélago, indicou o executivo, referindo que os concelhos mais afetados são Machico, São Vicente, Porto Moniz e Santana.

Apesar de esta situação estar controlada, o Governo Regional está efetivamente atento a todos os concelhos que se encontram sob aviso para forte precipitação", refere a Secretaria dos Equipamentos e Infraestruturas, em comunicado, destacando o caso de São Vicente, na costa norte, cujas freguesias da Ponta Delgada e Boaventura "ainda se encontram fragilizadas" pelo temporal de 25 de dezembro de 2020.

A secretaria esclarece que já estão no terreno, desde a manhã de hoje, equipas de prevenção.

Redação