PJ acaba com o «império da sucata» - TVI

PJ acaba com o «império da sucata»

  • Portugal Diário
  • 29 nov 2007, 17:53

Facturas falsas terão lesado o Fisco em mais de 40 milhões de euros

Relacionados
A Polícia Judiciária (PJ) do Porto anunciou hoje a detenção de 17 pessoas alegadamente envolvidas na criação de circuitos de facturação falsa que terão lesado o Fisco em mais de 40 milhões de euros.

As detenções ocorreram quarta-feira, no âmbito da operação «Império da Sucata», realizada em sete distritos (Aveiro, Braga, Bragança, Lisboa, Porto, Setúbal e Vila Real) por 150 efectivos da PJ em colaboração com 50 funcionários das direcções de Finanças do Porto e Aveiro.

Aos suspeitos são imputados os crimes de crimes de associação criminosa, fraude fiscal, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e detenção de armas proibidas.

Em 70 buscas domiciliárias realizadas no âmbito desta operação, a polícia apreendeu oito armas de fogo de vários calibres, oito veículos de gama alta, um lote de obras de arte, um fundo de investimento avaliados em cerca de sete milhões de euros e 148 mil euros em dinheiro.

Segundo a PJ do Porto, «a actividade criminosa que foi agora desarticulada, presumivelmente perpetrada ao longo dos dois últimos anos, consistiria na criação de circuitos de facturação falsa».

À criação desses circuitos «foi associada, para dar aparência de regularidade às transacções, a montagem, de uma engenhosa teia de movimentos financeiros documentados», refere a polícia de investigação, em comunicado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados