Um incêndio que deflagrou hoje na Trafaria, em Almada, no distrito de Setúbal, ameaçou várias habitações e levou ao corte do IC20, entretanto reaberto, informou a Proteção Civil.

Devido ao forte vento, o fogo propagou-se rapidamente gerando muito fumo, desenvolvendo-se junto às habitações, mas não há danos a registar. Apesar de ter estado muito próximo, os 160 operacionais apoiados por 49 veículos e os quatro meios aéreos conseguiram resolver a situação e temos 90% do incêndio dominado”, adiantou à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal.

Segundo a mesma fonte, as operações de combate correram “favoravelmente” e apenas há registar o “encaminhamento de uma jovem de 19 anos” para o Hospital de Garcia de Orta, em Almada, por inalação de fumo.

Ainda assim, acrescentou, “não é nenhuma situação preocupante” e a medida foi tomada apenas por “precaução”.

O incêndio forçou o corte do IC20, em ambos os sentidos, mas o itinerário complementar foi reaberto ao trânsito às 20:00 no troço entre Costa da Caparica e Pêra.

Segundo a página da Proteção Civil, pelas 19:30, o fogo ainda mobilizava 163 operacionais, 52 veículos e três meios aéreos.

O incêndio terá começado por volta das 16:22 horas, junto de Antenas, na Trafaria.

A TVI sabe que, para além das casas que foram evacuadas, houve outras residências ameaçadas pelas chamas.