Os concelhos de Sardoal e Mação, em Santarém, Vila de Rei, em Castelo Branco, e Moimenta da Beira, em Viseu, estão esta sexta-feira com risco máximo de incêndio, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), noticia a Lusa.

Exceptuando Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Lisboa, todos os distritos do país têm concelhos com risco muito elevado e elevado de incêndio.

Na quinta-feira, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registou 118 incêndios que foram combatidos por 1.387 bombeiros apoiados por 353 veículos.

No norte e centro do país, o IM prevê para hoje períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muito nublado até ao final da manhã em especial nas regiões do litoral a norte do Cabo da Roca.

Prevê igualmente períodos de chuva fraca ou chuvisco nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, em especial no Minho e Douro Litoral e pequena descida da temperatura máxima.

Nas regiões do sul, prevê céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da manhã e em especial no litoral oeste e pequena descida da temperatura máxima.

Faro vai chegar aos 32 graus Celsius, Lisboa aos 27 e Porto aos 21.

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, variando entre «reduzido» e «máximo».

O cálculo deste risco é feito com base nos valores observados às 13:00, na temperatura do ar, na humidade relativa, na velocidade do vento e na quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.
Redação