Reacendeu-se incêndio na Covilhã que tinha sido dominado esta quinta-feira - TVI

Reacendeu-se incêndio na Covilhã que tinha sido dominado esta quinta-feira

  • .
  • BC/AM - notícia atualizada as 00:59
  • 30 jul 2020, 18:41

Fogo ficou novamente ativo às 17:45. Incêndio combatido por mais de 300 operacionais

O fogo que deflagrou na tarde de quarta-feira em Sobral de São Miguel, concelho da Covilhã, está a evoluir favoravelmente e espera-se que seja debelado durante a noite, disse hoje à agência Lusa o comandante operacional distrital da Proteção Civil.

Segundo Francisco Peraboa, o incêndio "está a evoluir favoravelmente" e vão ser aproveitadas as "janelas de oportunidade" que surjam durante a noite, relacionadas com a meteorologia, para controlar as chamas.

O comandante operacional distrital da Proteção Civil de Castelo Branco salientou as dificuldades encontradas, nomeadamente a orografia do terreno, mas "a perspetiva" é que o incêndio fique resolvido durante a noite.

Francisco Peraboa mencionou também que a dispersão de meios devido a outras ocorrências é outra dificuldade.

Às 00:30, encontravam-se no terreno 371 operacionais, auxiliados por 141 viaturas, segundo a informação na página oficial na internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

O incêndio deflagrou na quarta-feira, às 14:43, numa zona de povoamento florestal junto à freguesia de Sobral de São Miguel, classificada como Aldeia de Xisto, e a proximidade à localidade causou preocupação.

Cerca das 07:30 de quinta-feira chegou a ser dado como dominado e os meios mantiveram o trabalho no terreno ao longo de todo o dia.

Às 17:45 ficou novamente ativo, fruto de várias "reativações difíceis de controlar", disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco.

Continue a ler esta notícia