«Grande incêndio» no Marão - TVI

«Grande incêndio» no Marão

Incêndio [arquivo]( Foto Lusa)

Mais de 50 homens combatem fogo de várias quilómetros. Chamas controladas em Arouca

Relacionados
(ACTUALIZADA ÀS 11:00)

Um «grande incêndio» está a lavrar numa zona de Mato, em Granja, na Serra do Marão, desde as 2:30 da manhã desta quarta-feira, avançou ao TVI24.pt fonte dos Bombeiros de Amarante, acrescentando que o vento está a dificultar as operações.

As chamas que têm já uma «extensão de vários quilómetros» estão a lavrar junto às antenas das televisões, em cinco frentes, tendo começado na zona da Senhora da Serra, onde na segunda-feira deflagrou outro incêndio.

Cerca de 90 homens de dez corporações, apoiados por 23 viaturas e por um helicóptero bombardeiro, estão a combater o incêndio que se encontra virado para as povoações de Póvoa de Ansiães e Murgido, «mas que de momento ainda não coloca em risco as povoações», frisou a mesma fonte.

As populações das duas localidades mais próximas do incêndio na serra do Marão, os lugares de Póvoa e Murgido, em Amarante, «não correm neste momento perigo», disse o presidente da junta de freguesia de Ansiães, citado pela Lusa.

Armando Carvalho adiantou que «as chamas estão a progredir no sentido contrário, em direcção ao território de Vila Real, impulsionadas pelo vento».

De acordo com o autarca, as duas localidades estão situadas a cerca de cinco quilómetros do local onde o incêndio está mais activo, com duas frentes que ainda preocupam os bombeiros.

O comandante operacional do Porto, Teixeira Leite, disse à Lusa que um helicóptero pesado KAMOV começou a actuar sobre a principal frente do incêndio, que se dirige para uma zona de pinhal.

O segundo comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto está a caminho local para avaliar a situação.

Entretanto, o incêndio que lavrava em Lugar de Vilares, Arouca, foi circunscrito às 08:25, estando por circunscrever ainda o incêndio na Serra do Marão, segundo a página da Autoridade Nacional de Protecção Civil, na Internet, refere a Lusa.

O incêndio teve início às 05:30, no povoamento florestal do Lugar de Vilares, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro.

No local, estiveram 35 bombeiros apoiados por oito viaturas.

Dadas as temperaturas elevadas e a diminuição da humidade do ar, condições que fazem aumentar o risco de incêndio, a Autoridade Nacional de Protecção Civil tem accionado o alerta Amarelo, o segundo nível menos grave de uma escala de quatro.

O alerta diz respeito aos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Leiria, Coimbra, Castelo Branco e Santarém e vai manter-se até às 20:00 de sexta-feira.

Os distritos de Coimbra, Guarda e Faro e os grupos Central e Ocidental dos Açores estão hoje com aviso Amarelo devido ainda ao vento forte, segundo o Instituto de Meteorologia.

Para os distritos de Portugal continental espera-se vento forte com rajadas de 80 quilómetros por hora.

Também com aviso Amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro níveis, estão os grupos Ocidental e Central dos Açores para onde se prevê também vento forte.

Quanto à costa, apenas a do Algarve está com aviso Laranja, o segundo mais grave da mesma escala, aguardando-se ondas de 3,5 metros.

Para hoje, prevêem-se temperaturas máximas de 23 graus no Porto e em Lisboa e de 22 graus em Faro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados