Incêndio em Monchique: "Estamos cercados pelo fumo" - TVI

Incêndio em Monchique: "Estamos cercados pelo fumo"

  • AFO
  • 7 ago 2018, 13:12

Chamas já fizeram com que centenas de pessoas tivessem que ser deslocadas. A TVI falou com alguns habitantes que relatam a situação dramática que se vive na região

O incêndio não dá tréguas em Monchique, tendo já provocado dezenas de feridos. E as condições atmosféricas que se fazem sentir, como os ventos fortes, não estão a ajudar. Centenas de pessoas foram também deslocadas. A TVI falou com alguns habitantes que relataram a situação dramática que se vive na região.

A jornalista Carolina Resende de Matos falou com alguns habitantes da aldeia de Casais, que por ordem dos bombeiros a aldeia foi evacuada. Os habitantes contaram estarem ajudar-se uns aos outros para fugiram às chamas e ao fumo e não deixarem ninguém para trás. 

Uma delas é Maria Clara, admitiu estar ajudar o resto dos habitantes para, juntos, conseguirem escapar ao fumo que está a assolar a zona. O auxílio dos bombeiros que tinha sido prometido na retirada dos populares não chegou a tempo. Por isso, os habitantes decidiram juntar-se na ludoteca da aldeia. 

Estamos cercados pelo fumo", disse emocionada Maria Clara. 

Neste espaço estão já alguns idosos, onde vão esperar pelos meios de emergência. 

O que me preocupa é o fumo", realçou outra habitante, que também está ajudar a mobilizar os idosos de Casais.

Outra senhora, em declarações à TVI, contou que não queria sair de casa, mas que as autoridades a "forçaram" a sair. Só abandonou a casa, quando teve a certeza que o cão ia também. 

A jornalista da TVI, que está acompanhar o que se está a passar em Monchique, viu os militares da GNR sem máscaras, água nem rádio para comunicar com outros colegas que estão no terreno. 

Continue a ler esta notícia