Seia: com o incêndio controlado, procuram-se os autores - TVI

Seia: com o incêndio controlado, procuram-se os autores

Mais de 300 bombeiros continuam no local a tentar dominar as chamas

Relacionados
O incêndio activo há três dias na encosta de Seia da Serra da Estrela «está controlado», disse à Lusa o governador civil da Guarda, Santinho Pacheco, que assegurou haver investigações a decorrer «para encontrar os autores do fogo».

«O fogo está controlado e está a ser encaminhado para uma zona para haver um ataque frontal, de forma a que venha a ser extinto», descreveu aquele responsável, com base em informações do comandante operacional distrital.

Armando Carvalho, coordenador do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), disse à Lusa que já terão ardido pelo menos 2500 hectares daquela zona protegida, sendo na maioria terrenos abandonados.

Segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), o incêndio mobiliza 316 operacionais, 88 veículos e dois helicópteros de combate a fogos.

Para Santinho Pacheco, os incêndios que há quase quatro dias estão activos no concelho de Gouveia, a pouco quilómetros daquele na Serra da Estrela, são os que mais preocupam.

«Há chamas que, devido ao vento incerto, estão a saltar o Rio Mondego, de um lado para o outro, umas vezes no concelho de Mangualde, em Abrunhosa a Velha, outras junto a Arcozelo, Gouveia», descreveu. Nesta zona estão reunidos 103 efectivos, 29 veículos e um helicóptero, refere a ANPC.

Para Santinho Pacheco, «todos estes incêndios têm obviamente mão humana». «Na nossa região ainda há muitos incêndios que começam de forma negligente, mas não acredito que seja o caso destes», destacou.

«Eu sei que a GNR, através das suas brigadas, e também a Polícia Judiciária andam em cima destes factos, mas não é fácil seguir o rasto a qualquer criminoso quando os fogos deflagram de madrugada numa região tão vasta», concluiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados