Portugália despediu-se do seu primeiro avião - TVI

Portugália despediu-se do seu primeiro avião

Albatroz - Fokker 100 - Primeiro avião da Portugália

O Fokker 100 batizado de "Albatroz" aterrou pela última vez no aeroporto de Lisboa. Foi a primeira aeronave da companhia Portugália e esteve ao serviço durante 26 anos

Ponto final. O último Fokker da Portugália em operação aterrou esta terça-feira, às 13h30, no aeroporto Humberto Delgado. Fez o trajeto Porto-Lisboa, tal como no seu voo inaugural, há 26 anos.

Em comunicado, a TAP - que desde 2007 passou a integrar a Portugália - refere que a aeronave fecha assim um ciclo de 26 anos de operação, com a realização deste último voo comercial com o número TP1937.

“Albatroz” foi o nome atribuído a este primeiro avião da Portugália, que iniciou a sua operação no dia 7 de julho de 1990.

Este foi um dos últimos aviões a voar ainda com a imagem da Portugália, atualmente em operação sob a marca comercial TAP Express.

O F100 da Fokker com mais horas de voo no mundo

Nesta última viagem, dos quatro tripulantes de cabina que realizaram o primeiro voo do avião, três tiveram oportunidade de se despedir e de desempenhar as suas funções, pela última vez, a bordo daquela aeronave. Na prática, segundo a TAP, trata-se do Fokker com mais horas de voo ao nível da frota F100 mundial, tendo atingido as 65.453 horas, neste mês de novembro.

Após o último voo do “Albatroz”, a frota regional da TAP, que foi integralmente renovada ao longo deste ano, passou a ser constituída por aviões Embraer 190 e ATR 72 e passa a voar, na totalidade, com as cores da TAP Express.

Continue a ler esta notícia