Apreendidos 142 mil euros em cigarros e folha de tabaco ilegal - TVI

Apreendidos 142 mil euros em cigarros e folha de tabaco ilegal

  • 11 mai 2017, 18:12
Tabaco

Em três concelhos da região do Porto

A GNR do Porto divulgou hoje ter apreendido 153 mil cigarros e meia tonelada de tabaco ilegal nos últimos dois dias, em três concelhos da região, que renderia no mercado mais de 142 mil euros.

A investigação policial durava há cerca de seis meses e decorria no âmbito do inquérito do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto relativo à venda de tabaco de contrabando num estabelecimento comercial na localidade da Lapa (centro do Porto).

Pelas rotinas estabelecidas e valores apreendidos no dia de ontem [quarta-feira] estima-se que a fraude poderá ascender aos três milhões de euros”

Durante a operação policial, realizada pela Unidade de Ação Fiscal, através do Destacamento de Ação Fiscal do Porto, nos concelhos de Porto, Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira, foram feitas sete buscas domiciliárias, três buscas não domiciliárias – a duas a empresas e um armazém -, assim como também foi constituída arguida uma empresa, oito pessoas e identificados 27 clientes que se encontravam nos locais das buscas.

A GNR apreendeu quarta e quinta-feira 153 mil cigarros sem estampilha fiscal portuguesa, meia tonelada (507 quilos) de folha de tabaco, cinco viaturas, 410 quilos de gás para enchimento de isqueiros, oito mil isqueiros, duas balanças e diverso material de embalagem.

Os produtos apreendidos e sujeitos ao imposto sobre o tabaco apreendido equivalem, no mercado, a um valor de 142 mil euros, mas o total da mercadoria apreendida “perfaz o valor presumível de 205 mil euros".

Continue a ler esta notícia