Saramago: Chefe da Casa Civil da Presidência no velório - TVI

Saramago: Chefe da Casa Civil da Presidência no velório

Corpo de Saramago chega à Câmara de Lisboa (Foto Manuela Micael)

Nunes Liberato representa o Presidente, que está de férias nos Açores

O Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Nunes Liberato, entrou pelas 10:40 na Câmara Municipal de Lisboa, onde está a ser velado o corpo do escritor José Saramago.

Morreu Saramago: todas as notícias

Nunes Liberato, que representa o chefe de Estado quando este assim o determina, estava acompanhado por um militar e não prestou quaisquer declarações à entrada.

Na Praça do Município mantém-se o aparato da comunicação social e cerca de meia centena de pessoas, que esperam entrar no Salão Nobre da autarquia, onde está em câmara ardente o corpo do Prémio Nobel da Literatura de 1998, falecido na sexta feira, aos 87 anos.

O cortejo fúnebre sairá pelas 12:00 dos Paços do Concelho, com destino ao cemitério do Alto de São João, onde será cremado os restos mortais do escritor.

O Presidente da República, Cavaco Silva, recordou sexta-feira José Saramago como um «escritor de projecção mundial», sublinhando que «será sempre uma figura de referência» da cultura nacional.

Actualmente, Cavaco Silva encontra-se de férias nos Açores. Sábado à noite, o líder do Bloco de Esquerda (BE), Francisco Louçã, apelou ao Presidente da República para que se faça representar no funeral de José Saramago, esquecendo a «perseguição política» contra o escritor protagonizada por um Governo seu.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE