Três mulheres foram detidas, na terça-feira, pela PSP de Lisboa, através da Divisão de Investigação Criminal, depois de terem furtado uma bolsa - com pertences no valor de 36.760 euros - a uma turista na freguesia de Santo António, em Lisboa. 

As suspeitas seguiram uma turista, que tinha entre 40 e 50 anos, estava inserida num grupo e, enquanto uma das mulheres se mantinha de vigia, outra encostou-se à vítima para que uma terceira conseguisse abrir a mochila e retirar uma caixa com um par de brincos (no valor de 2.290 euros) e uma bolsa, de uma marca de alta costura (no valor de 400 euros).

Dentro dessa bolsa, além de documentos, cartões bancários e dinheiro em dólares, Yuans e Euros, no total de 170 euros, a vítima tinha várias peças em ouro e esmeraldas, entre as quais um colar com um Buda em esmeralda no valor de 30 mil euros".

Após o furto, as mulheres, com idades entre os 28 e os 42 anos, ainda tentaram fugir de táxi, mas não conseguiram porque os agentes impediram o táxi de arrancar. As suspeitas foram detidas e os bens apreendidos e devolvidos à vítima. A TVI soube que a líder do grupo tem 42 anos.

A tentativa de furto deu-se na Av. Duque de Loulé, à porta de um hotel, na zona do Marquês de Pombal.

Este grupo atuava em vários elétricos da capital, mas terá mudado o modo de atuação, ao serem detetadas pela polícia, na semana passada.

Uma das detidas é uma carteirista com longo historial, com a alcunha de “Doutora” e a líder do grupo estava indiciada em outros sete furtos de carteira, todos cometidos dentro dos elétricos 15 e 28 da Carris desde o princípio do ano.

As detidas foram presentes a tribunal, tendo sido aplicada a duas delas a medida de coação de apresentações, e à líder do grupo a medida de coação mais gravosa de Prisão Preventiva.

A TVI falou com alguns locais, que dizem que aquela zona de Lisboa, normalmente calma, está a tornar-se num ponto atrativo para os carteiristas. O funcionário de um café contou ainda que alerto, na semana passada um casal de franceses, que estava a ser seguido por um carteirista.