Apanhados mais 17 a roubar azeitona no Alentejo - TVI

Apanhados mais 17 a roubar azeitona no Alentejo

(EPA/LUSA)

Detidos foram surpreendidos em flagrante numa herdade em Ferreira do Alentejo. Tinham sete máquinas para apanhar azeitona e já tinham ensacado umas três toneladas

A GNR deteve esta terça-feira 17 pessoas, em flagrante delito, por furto de três toneladas de azeitona, em Ferreira do Alentejo. É o terceiro caso do género ocorrido este mês nesse concelho do distrito de Beja.

Segundo relata a GNR em comunicado, dez homens e sete mulheres, com idades entre os 20 e os 60 anos, foram detidas "em flagrante delito na posse de 84 sacos de azeitona", num total de três toneladas.

Os detidos vão ser presentes na quarta-feira ao tribunal de Ferreira do Alentejo para primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.

Sete máquinas apreendidas

Durante a operação, a GNR apreendeu, além das três toneladas de azeitona, sete máquinas usadas para apanhar aquele fruto no solo, vulgarmente designadas por "ouriços", e outros equipamentos.

Trata-se do terceiro caso de detenções em flagrante delito por furto de azeitona registado este mês no concelho de Ferreira do Alentejo.

No primeiro caso, no dia 3, a GNR tinha detido dois homens e uma mulher, com idades entre os 30 e 35 anos, pelo furto de 330 quilos de azeitona de uma herdade junto à vila.

Os dois homens e a mulher saíram em liberdade sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência e os 330 quilos de azeitona furtados foram restituídos ao legítimo proprietário.

No segundo caso, no dia 5, a GNR tinha detido duas mulheres e um homem, entre os 26 e os 33 anos, pelo furto de 640 quilos de azeitona numa propriedade privada.

As duas mulheres e o homem foram constituídos arguidos e depois saíram também em liberdade sujeitos também a termo de Identidade e Residência.

Continue a ler esta notícia