Um homem de 78 anos foi encontrado pela GNR a viver dentro de um lagar de vinho coberto por telheiro, no Cadaval, no âmbito do programa Idosos em Segurança, revelou esta quinta-feira fonte da GNR.

«Através da Operação Censos Sénior, encontrámos este idoso a viver num lagar dentro de um pequeno telheiro», disse à Agência Lusa fonte da GNR, que adiantou que o homem sofre de problemas mentais e estava «muito débil e com sinais de hipotermia».

A secção de Programas Especiais do Destacamento da GNR de Alenquer deslocou-se ao local no âmbito do programa Apoio 65- Idosos em Segurança, que se destina a identificar os idosos que vivem sozinhos ou isolados.

A vereadora da Acção Social da câmara do Cadaval explicou à Agência Lusa que a situação do idoso já estava identificada pela rede social do concelho, mas o homem recusou ajuda.

O septuagenário foi transportado até ao Hospital de Torres Vedras, onde ficou internado até ser encontrada uma solução de alojamento.

Eugénia Correia adiantou que o homem vai ser institucionalizado no Lar da Rocha Forte, na freguesia de Lamas, que «já lhe lavava a roupa e lhe dava comida e medicamentos».

A câmara limpou há duas semanas a zona envolvente à residência onde o idoso vivia antes de ir para o lagar e tem vindo a dialogar com os seus familiares no sentido de serem efectuadas obras de melhoramento na habitação.

Apesar de existiram outras ajudas, a vereadora sublinhou que «este senhor não pode estar sozinho e tem de ficar institucionalizado».