Quatro detidos por tentativa de roubo de cobre - TVI

Quatro detidos por tentativa de roubo de cobre

GNR

GNR de Arcos de Valdevez deteve, sexta-feira, três homens e uma mulher apanhados em flagrante

A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Arcos de Valdevez deteve na sexta-feira três homens e uma mulher apanhados em flagrante a tentar roubar cobre na zona de Ponte de Lima, informou este sábado a GNR.

A situação ocorreu pelas 13:30 de sexta-feira, quando foi avistado um grupo de «indivíduos a efectuar movimentações suspeitas» na zona industrial de Queijada, diz um comunicado da GNR, acrescentando que foram enviadas forças para o local, «tendo estas detido em flagrante delito por crime de furto» quatro indivíduos, entre os 19 e os 32 anos.

«Tinham acabado de proceder ao arrombamento de um transformador da PT, com utilização de pé de cabra e outras ferramentas, procurando furtar equipamentos em cobre», esclareceu a GNR.

O comunicado indica ainda que os detidos já tinham sido referenciados por «diversos furtos da mesma natureza», tendo sido apreendida a carrinha em que circulavam.

O roubo de cobre quase duplicou nos primeiros oito meses deste ano em relação a todo o ano de 2010, ascendendo os prejuízos a quase 20 milhões de euros, revelam dados da GNR.

Os números da Guarda Nacional Republicana, a que a agência Lusa teve acesso, indicam que entre 1 de Janeiro e 31 de Agosto registaram-se 5.931 ocorrências de furto de cobre, enquanto em todo o ano de 2010 foram contabilizados por aquela força de segurança 3.726.

Os prejuízos com os furtos de cobre também duplicaram nos primeiros oito meses do ano, ascendendo a cerca de 19,3 milhões de euros contra os 8,2 milhões de euros do ano passado.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE