A GNR do Porto apreendeu três automóveis por alterações às características construtivas durante uma ação de fiscalização de veículos no concelho de Penafiel, que resultou ainda numa detenção por condução sem carta e em 27 autos de contraordenação.

Num comunicado divulgado este domingo, o Comando Territorial do Porto da GNR adianta que a operação, realizada na passada sexta-feira, fiscalizou o “cumprimento das regras de homologação de componentes, sistemas e acessórios, com vista a limitar a prática de transformações abusivas e irregulares, normalmente conotados como veículos participantes em corridas ilegais, nos concelhos de Penafiel e Paredes”.

Desenvolvida pelos militares do Destacamento de Trânsito de Penafiel, a operação resultou na apreensão de três automóveis por alterações às características construtivas.

Segundo a GNR, “um dos veículos tinha um sistema de injeção de nitro, que aumenta substancialmente a potência do motor” - tendo os respetivos proprietários sido “notificados para submeterem os veículos a inspeção extraordinária”.

Além da apreensão dos veículos, foram elaborados 27 autos de contraordenação.

De acordo com a GNR, no seguimento da ação, foi detido um homem de 20 anos por condução sem habilitação legal e por condução perigosa, tendo sido constituído arguido.

Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Penafiel.

/ MJC