S. Pedro da Cova: aprovado financiamento para remoção de resíduos perigosos - TVI

S. Pedro da Cova: aprovado financiamento para remoção de resíduos perigosos

Resíduos tóxicos em S. Pedro da Cova, Gondomar

Projeto de 13 milhões de euros foi aprovado

A comissão diretiva do Programa Operacional de Valorização do Território (POVT) aprovou o projeto de 13 milhões de euros para remoção das 320 mil toneladas de resíduos perigosos e recuperação ambiental das antigas minas de S. Pedro da Cova.

«O projeto que visa a remoção dos resíduos perigosos depositados nas escombreiras das Minas de S. Pedro da Cova, no concelho de Gondomar, viu ser aprovada a candidatura ao POVT, ficando assim assegurada a obtenção de financiamento comunitário para comparticipação deste projeto, no âmbito do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN)», disse a Secretaria de Estado à Lusa.

Segundo adianta, «o investimento total previsto de 13 milhões de euros será cofinanciado em nove milhões de euros pelo Fundo de Coesão». Segue-se agora «a confirmação da Comissão Ministerial de Coordenação do QREN, após o que poderá ser celebrado o contrato de financiamento comunitário entre a autoridade de gestão do POVT e a CCDR Norte».

Entre maio de 2001 e março de 2002 terão sido depositados a céu aberto, numa antiga mina na freguesia de S. Pedro da Cova, e sem qualquer tratamento, 320 mil toneladas de resíduos altamente perigosos, com teores elevadíssimos de chumbo, cádmio, crómio, arsénio e zinco.

A situação foi denunciada em 2010 numa Grande Reportagem da TVI, da autoria do jornalista Rui Araujo.

Um relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, apresentado à CCDR-N em abril de 2011, considerava que a perigosidade do depósito de resíduos para o ambiente e para a saúde pública locais era «muito elevada», o que exigia a sua remoção «tão breve quanto possível».

Seis meses depois, a CCDR-N fez saber que aguardava a abertura de uma linha de financiamento comunitário para começar a retirar os resíduos, provenientes da extinta Siderurgia Nacional e colocados em 2001 e 2002 nas escombreiras das antigas minas de carvão de S. Pedro da Cova.

A questão dos resíduos de S. Pedro da Cova foi objeto de uma resolução parlamentar, em 9 de dezembro de 2011, na qual se recomendava ao Governo a abertura de um concurso público internacional para remoção dos resíduos perigosos.
Continue a ler esta notícia