Covid-19: 70 mil agendamentos para fim de semana exclusivo à vacinação de jovens com 16 e 17 anos - TVI

Covid-19: 70 mil agendamentos para fim de semana exclusivo à vacinação de jovens com 16 e 17 anos

O fim de semana de 14 e 15 de agosto vai ser exclusivo à vacinação deste grupo etário

Num universo de 200 mil, cerca de 70 mil jovens de 16 e 17 anos já autoagendaram a vacina contra a covid-19. Os números foram avançados, esta quinta-feira, pelo vice-almirante Gouveia e Melo.

O universo são cerca de 200 mil pessoas e agendaram-se 70 mil pessoas, mas nós também abrimos [esta fase de vacinação] há um dia e meio, portanto, ainda há tempo", explicou. 

No final da visita ao centro de vacinação de Faro, o coordenador da task-force disse ainda que o fim de semana de 14 e 15 de agosto vai ser exclusivo à vacinação deste grupo etário. Significa isto que os jovens acima destas idades e que tinham a vacina agendada para este fim de semana, estão a ser contactados para receber novas datas.

O agendamento para os jovens de 16 e 17 anos vai estar disponível até sexta-feira à noite. 

70% de imunidade de grupo? "Estamos a menos de um ponto percentual"

O coordenador do plano de vacinação disse que está previsto inocular 500 mil primeiras doses na próxima semana e que isso vai representar "um grande avanço no processo de vacinação".

Fruto do reforço que o Ministério da Saúde conseguiu fazer das vacinas da Pfizer, negociando com a Polónia. Segunda-feira chegam perto de 300 mil vacinas e depois na outra segunda-feira mais 300 mil para além das que estavam já planeadas. Já chegaram vacinas da Jassen, portanto é todo este esforço que nos vai agora permitir fazer o impulso final para venceremos de uma vez por todas este vírus."

Questionado pelos jornalistas sobre quando é que Portugal vai atingir os 70% da imunidade de grupo, Gouveia e Melo, entre risos, garantiu que "estamos muito perto"

Estamos a menos de um ponto percentual."

Recorde-se que o coordenador da task-force para a vacinação tinha dito que esta meta iria ser atingida entre 8 e 15 de agosto.  

A pandemia de covid-19 fez pelo menos 4.247.424 mortos em todo o mundo, entre mais de 200,1 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, desde que a OMS detetou a doença na China em finais de dezembro de 2019, segundo o balanço da AFP com base em dados oficiais.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.422 pessoas e foram registados 979.987 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos