Coronavírus: DGS refere taxa de mortalidade "relativamente baixa" - TVI

Coronavírus: DGS refere taxa de mortalidade "relativamente baixa"

  • AG atualizada às 18:51
  • 31 jan 2020, 18:33

Graça Freitas falou sobre o surto que teve origem na China

A Direção-Geral de Saúde (DGS), pela voz da sua diretora, afirmou que a taxa de mortalidade relacionada com o novo coronavírus é "relativamente baixa". Graça Freitas referiu que todos os países devem tomar cautelas, ainda que o surto ainda esteja muito concentrado na China.

Todos os países do mundo devem reforçar as medidas de contenção", disse.

Segundo a diretora-geral de Saúde, a declaração da Organização Mundial de Saúde de emergência de saúde pública global leva ao aumento do nível de alerta de Portugal, nomeadamente em medidas para "detetar e isolar" possíveis casos.

A grande diferença é aumentar o nível de preparação", apontou.

Para Graça Freitas, a contenção da transmissão pessoa a pessoa é "uma boa notícia", tal como a cura de alguns pacientes que estavam infetados na China.

Ministério da Saúde disponibiliza locais para isolamento voluntário de portugueses de Wuhan

O Ministério da Saúde vai disponibilizar instalações onde os portugueses provenientes de Wuhan, na China, possam ficar em isolamento voluntário, anunciou esta sexta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Graça Freitas admitiu que o grupo de portugueses que vai regressar da China é especial, por estar no “epicentro de uma nova doença”.

A diretora-geral da Saúde indica que o Ministério disponibiliza instalações tranquilas e dignas para que possam estar em “isolamento profilático”, desde que aceitem estas condições.

O Hospital Pulido Valente, em Lisboa, e o Hospital Militar, no Porto, serão as unidades com instalações para estes portugueses que regressam da zona de Wuahn.

Contudo, a DGS ainda está a receber opiniões de peritos para decidir se irá aplicar análises a todos os portugueses que vão regressar da China num voo especial.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE