Graça Freitas anunciou, esta quinta-feira na conferência de imprensa diária, que existe em Portugal um caso de uma criança com um quadro clínico idêntico ao de uma doença inflamatória grave associada à Covid-19, semelhante à síndrome de Kawasaki.

Há de facto uma situação que configura um quadro clínico pelo menos parecido, temos de esperar para ter outros parâmetros de avaliação, com aqueles que têm sido descritos na literatura [médica]", afirmou.

A diretora-geral da Saúde reforçou que é preciso aguardar para se ter a certeza se corresponde ou não às outras situações reportadas.

Isto é absolutamente normal. Não há motivo para, na literatura médica, aparecer um reporte de casos em idade pediátrica e em Portugal, há medida que temos mais casos, não aparecerem casos”, observou.

Na quarta-feira, Graça Freitas disse que até esse dia não tinha sido registado nenhum caso em Portugal e hoje indicou existir "o reporte de uma situação semelhante".

Veja também

A Organização Mundial de Saúde afirmou na quarta-feira estar a investigar possíveis ligações entre a Covid-19 e uma doença inflamatória grave que afeta crianças, mas salientou que, por enquanto, se trata de casos “muito raros”

Há descrições recentes de casos de crianças em alguns países europeus que tiveram esta síndrome inflamatória semelhante à síndrome de Kawasaki, que parecem ser muito raros”, afirmou a principal responsável técnica do programa de emergências sanitárias da OMS, Maria Van Kerkhove.

A responsável da OMS garantiu que a sua rede internacional de médicos está a “estudar especificamente” o assunto, que discutiu na terça-feira numa reunião por teleconferência.

De acordo com o jornal The Guardian, cerca de 100 casos foram reportados em seis países: Reino Unido, Estados Unidos, França, Itália, Espanha e Suíça.

Cláudia Évora / Atualizada às 14:04