Estudantes portugueses preparam greve às aulas pelo clima - TVI

Estudantes portugueses preparam greve às aulas pelo clima

  • Sofia Santana
  • 6 fev 2019, 10:38

Alunos portugueses juntaram-se ao movimento internacional de jovens que protestam pelo clima. Inspirados pela adolescente sueca Greta Thunberg, este grupo apela aos estudantes de todo o país a unirem-se por uma causa: o clima, o futuro na Terra

São alunos portugueses e querem chamar a atenção do Governo para os problemas relacionados com as alterações climáticas. Por isso, juntaram-se ao movimento internacional de jovens que protestam pelo clima e preparam uma greve às aulas no dia 15 de março. 

Estávamos em agosto do ano passado quando a adolescente sueca Greta Thunberg começou a manifestar-se pelo clima, fazendo greve às aulas e sentando-se todos os dias à porta do parlamento em Estocolmo com cartazes. Ainda que franzina, a figura desta rapariga, na altura com 15 anos, não deixou indiferente quem por ali passava e terá despertado consciências num país que se debatia com o verão mais quente de sempre.

Mas foi com os discursos que fez na Conferência das Nações Unidas para o Clima (COP), na Polónia, e no Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça, que Thunberg ganhou atenção mediática a nível global e se tornou num símbolo do ativismo ambiental.

Desde então, a adolescente, que tem síndrome de Asperger, tem inspirado alunos de todo o mundo, unindo-os por uma causa: o clima, o futuro na Terra.

Este movimento tem um nome: chama-se School Strike 4 Climate (Greve à escola pelo clima) e agendou para 15 de março uma greve estudantil pelo clima, a nível mundial.

Milhares de estudantes já saíram à rua na Austrália, Bélgica, Suíça e Alemanha e, agora, os alunos portugueses não querem ficar de fora.

Um grupo de jovens em Portugal juntou-se para convocar alunos de todo o país a participar. E para promover a mensagem, foi criada a página “Greve Climática Estudantil” nas redes sociais.

Foi convocada uma greve internacional estudantil para o próximo dia 15 de março e os estudantes portugueses, em rede com dezenas de outros países pelo mundo, vão participar. Não estamos sozinhos. O objetivo é que nós, os jovens, lutemos pelo futuro do nosso planeta com garra. A greve é uma chamada de atenção eficaz para esta problemática”, lê-se no manifesto português.

O objetivo é "chamar à atenção das entidades governamentais para a urgência que enfrentamos". "Exigimos ao Governo que faça da resolução da crise climática a sua prioridade, cumprindo com seriedade o Acordo de Paris e as metas ambientais estabelecidas pela União Europeia", referem.

E há pelo menos três concentrações previstas para 15 de março: em Lisboa, no Largo Camões, no Porto, junto à Câmara Municipal e em Coimbra, também junto à Câmara.

Continue a ler esta notícia