Gripe A: 102 casos «positivos» em Portugal - TVI

Gripe A: 102 casos «positivos» em Portugal

Nas últimas 24 horas confirmou-se a existência de mais seis pessoas infectadas

Relacionados
Última actualização às 21h17

Desde Maio, até esta terça-feira, foram confirmados 102 casos de gripe A em Portugal, anunciou a ministra da Saúde, Ana Jorge, em conferência de imprensa. Nas últimas 24 horas foram dados como «positivos» da presença do vírus H1N1 mais seis casos.

Um destes novos casos aconteceu por transmissão secundária a um jovem, de 22 anos, voluntário nos Jogos da Lusofonia, que esteve em contacto com o atleta brasileiro anteriormente noticiado.

De acordo com a Ana Jorge, o jovem em questão não foi referenciado às autoridades como tendo estado em contacto com o atleta brasileiro e, por isso mesmo, não recebeu o tratamento de profilaxia.

A ministra recordou «que todos os que foram medicados estão bem» e alertou «que, se todas as pessoas se identificarem, vamos conseguir controlar as novas infecções».

Ana Jorge voltou a lembrar que não há motivos «para alarme, mas apenas motivos para haver atenção redobrada». Até porque, lembrou a ministra, a maioria dos infectados já está curado e regressou à vida normal.

Os outros casos dizem respeito a uma rapariga de 19 anos, internada no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e a duas crianças de 10 anos, vindas do Brasil e do Reino Unido, que estão no Hospital Dona Estefânia. No Porto, no São João, está um menino de 8 anos, proveniente do Reino Unido, e uma mulher de 50 anos.

Mais hospitais de referência

A ministra anunciou ainda o alargamento dos hospitais de referência em todo o país já a partir de amanhã: «Santo António, Hospital de Vila Real, Hospital Pediátrico de Coimbra e Hospital de Faro».

O mais importante, segundo sublinhou a ministra, continua a ser «a imediata localização e contenção dos casos».

Esta terça-feira, a ministra da saúde, já tinha alertado para o facto de se estarem a aproximar as férias de Verão, com a consequente chegada de muitos emigrantes e que, por isso, o interior do País iria merecer uma atenção especial.
Continue a ler esta notícia

Relacionados