Ministra: Casa Pia é instituição de referência - TVI

Ministra: Casa Pia é instituição de referência

Casa Pia (arquivo)

Helena André esteve na abertura oficial do ano lectivo 2009-2010

Relacionados
A ministra do Trabalho sublinhou, esta segunda-feira, que a Casa Pia de Lisboa é actualmente uma instituição de referência na integração das crianças e dos jovens e um exemplo da protecção dos seus direitos.

Helena André falava na sessão solene de abertura oficial do ano lectivo 2009-2010 da Casa Pia de Lisboa, informa a Lusa.

«O exemplo que levo daqui hoje é que a Casa Pia é uma grande família, que é o exemplo de uma instituição de referência na integração das crianças e dos jovens, um exemplo da protecção dos seus direitos, nomeadamente dos que sofrem maiores riscos de exclusão ou com necessidades educativas especiais», frisou.

Helena André sublinhou que «o acolhimento, a educação, a formação e a inserção social e profissional são as palavras chave para a construção de projectos de vida assentes no exercício da cidadania, da inclusão activa», e que este «é um objectivo partilhado entre a Casa Pia e Governo».

A responsável pelas pastas do Trabalho e da Solidariedade elogiou o processo de reestruturação que a Casa Pia tem seguido nos últimos anos, depois de abalada pelo processo de pedofilia, bem como o seu actual modelo educativo e o sucesso alcançado pelos alunos.

«Têm sido introduzidas mudanças na sua estrutura e essas mudanças permitem preparar as respostas mais adequadas, uma aposta na qualificação e na diversificação do modelo de acolhimento residencial (…...), mas também uma aposta no desenvolvimento da adopção e no acolhimento familiar como alternativas à solução institucional e vimos aqui alguns casos de sucesso esta tarde», afirmou.

Defendeu também iniciativas estruturadas no âmbito da informação e da formação sexual dos educandos e colaboradores, argumentando que «são eixos fundamentais do processo de reestruturação da CPL e que têm resultados claros e palpáveis nos últimos anos».

A governante considerou também fundamental «continuar a promover a solidificação da imagem exterior da CPL» e integrar a instituição na sociedade portuguesa, aberta, adaptada e atenta às novas realidades sociais.

Já no final da cerimónia, a ministra sublinhou que «muita coisa mudou na Casa Pia de Lisboa» nos últimos anos, escusando-se a fazer qualquer comentário sobre o processo que corre nos tribunais portugueses.

« Esta casa pode respirar já de outra maneira, porque o que vimos aqui é claramente uma aposta na modernidade, com experiências muito positivas. Tenho dados de que há um grande sucesso escolar nesta instituição. O sucesso da integração social destes jovens, da capacidade da Casa Pia em ter acordos de cooperação com empresas para que façam estágios, acho isso mais do que exemplar do sucesso do modelo educacional desta casa», concluiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE