Quarteira: casal holandês morre em incêndio - TVI

Quarteira: casal holandês morre em incêndio

Incêndio no parque de campismo de Quarteira

Fuga de gás no interior da autocaravana em que dormiam no parque de campismo

Relacionados
(ACTUALIZADA ÀS 15:40)

Um casal holandês morreu esta quarta-feira de madrugada no parque de campismo de Quarteira, no Algarve, na sequência de um incêndio na autocaravana em que pernoitava, referiu ao PortugalDiário, o comandante dos Bombeiros Municipais de Loulé, José Faísca.

De acordo com informações recolhidas junto da GNR local, na origem do acidente terá estado uma fuga na botija de gás, no interior da autocaravana.

Refira-se que o gerente do Parque de Campismo, apoiado no testemunho de campistas, adiantou à «Lusa» que o rastilho do incêndio poderia ter sido uma vela que o casal costumava deixar acesa, esclarecendo que «as botijas de gás estão intactas» e que a explosão ouvida no parque foi dos pneus da autocaravana.

Mas fonte da GNR de Quarteira referiu ao PortugalDiário, que a tese da «fuga de gás é a mais provável».

O alerta foi dado às 6:40, tendo o primeiro carro de bombeiros chegado ao local às 6:50.

O fogo que consumiu a autocaravana na totalidade foi declarado extinto às 8:35, tendo sido detectado no seu interior um casal já cádaver.

Trata-se de «um homem de 73 anos de nacionalidade holandesa e da sua mulher ou companheira», refere José Faísca.

Segundo o gerente do parque de campismo e caravanismo, José Luís Chaves, em declarações à Lusa, tratava-se de um casal de reformados com cerca de 70 anos e era o sexto ano que passavam férias de Inverno naquele local.

O mesmo responsável contou que o casal se terá apercebido de que a caravana estava a arder e pediu ajuda, mas ao tentar abrir as janelas as chamas avivaram ainda mais devido à entrada de oxigénio.

Os dois corpos foram encontrados no sentido oposto do quarto.

«Os corpos carbonizados foram retirados do local do incêndio pelas autoridades policiais e a família do casal já foi avisada através da Embaixada da Holanda», acrescentou o gerente.

Estava previsto que o casal holandês, dois reformados de cerca de 70 anos, ficasse alojado até Abril naquele parque de campismo, já que costumava passar temporadas de três ou quatro meses no Algarve.

As chamas não se propagaram ao parque de campismo, não havendo, por isso, mais danos materiais ou pessoais a registar.

A GNR compareceu no local e solicitou ajuda à PJ e Faro.

Segundo o comandante dos bombeiros, o parque de campismo apresenta um plano devidamente aprovado, possuindo bocas de incêndio e extintores.

No combate às chamas estiveram envolvidos dois carros de bombeiros, de Quarteira e Loulé, e nove homens.

O Parque de Campismo e Caravanismo tem como regra de segurança colocar as caravanas a uma distância de dois metros entre elas, para prevenir a propagação de incêndios.

O Parque de Campismo de Quarteira, junto à Ribeira de Almargem, tem cerca de 30 anos, mas, segundo o gerente, vai ser relocalizado no futuro para uma outra zona de Quarteira. Cerca de 200 utentes estavam hoje no parque.
Continue a ler esta notícia

Relacionados