Qual é a hora certa para ir a exame? - TVI

Qual é a hora certa para ir a exame?

Educação

Investigadora da Universidade de Aveiro conclui que horário dos exames está desajustado dos ciclos do sono

Um estudo da Universidade de Aveiro conclui que os exames nacionais deveriam começar apenas a partir das 10:30 e os horários das aulas deviam ser ajustados, para melhorar o rendimento escolar.

O conhecimento científico sobre o sono permite afirmar com segurança que os exames para alunos que já entraram na puberdade não se devem iniciar logo nas primeiras horas da manhã. Estes poderiam e deveriam começar a partir das 10:30, e não antes, no caso de exames de uma hora e meia, acrescidos de tolerância para estudantes com necessidades educativas especiais”, conclui Ana Allen Gomes, investigadora do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.

Psicóloga e especialista em distúrbios do sono, Ana Allen Gomes aponta igualmente para o desajuste dos horários escolares, a partir do 2º ciclo do ensino básico (CEB), com aulas a começarem cedo “em contradição com aquilo que é a tendência oposta na puberdade, período onde a fisiologia humana impele os adolescentes a deitarem-se e a acordarem mais tarde”.

Autora principal de um estudo sobre o horário e a duração do sono das crianças portuguesas, a investigadora garante que, apesar destas dormirem um número de horas recomendado, estão no limite mínimo.

Ana Allen Gomes questiona que exista “evidência científica suficiente que sustente o favorecimento de provas ao início da manhã, como em geral sucede”.

O que é indicado é que a marcação de exames deveria, a partir da adolescência, recair no período da tarde, com início às 15:00, o que dará a adolescentes e jovens adultos “mais oportunidades de obter uma duração de sono adequada na véspera do exame”.

Da mesma forma, e em relação aos horários escolares, Ana Allen Gomes considera que “deixam de estar ajustados” pelo menos a partir do 2º Ciclo do Ensino Básico: “não se compreende por que motivo, à medida que a criança se torna mais velha e se aproxima da puberdade, os horários escolares se iniciem mais cedo, o que está em contradição com aquilo que é a tendência oposta com a entrada na puberdade, que é a de atraso [deslocação para mais tarde] do sistema circadiano, como é exemplo o ritmo sono-vigília, com tendência para o adolescente se deitar e levantar mais tarde”, diz.

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